18 de jul. de 2013

Talentos do Brasil Rural



Aumentar, diversificar e qualificar a oferta de produtos e serviços para a Copa do Mundo de 2014. Este é o principal objetivo do Talentos do Brasil Rural, um projeto que coloca turismo e agricultura familiar a caminho dos mesmos destinos.


Criado em 2010, com a ideia de fortalecer a relação entre agricultura familiar e a atividade turística, o Talentos do Brasil Rural nasceu de uma iniciativa dos ministérios do Turismo (MTur), do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Sebrae, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e da Agência de Cooperação Alemã (GIZ).

Baseado no sucesso dos históricos projetos Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização e Economia da Experiência – também executados em parceria pelo MTur e o MDA, entre 2007 e 2010 – o Talentos do Brasil Rural surgiu no intuito de estimular a inserção de produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, gerando renda aos agricultores e agregando valor à oferta turística brasileira.

Ao todo, são 24 roteiros e aproximadamente 200 empreendimentos envolvidos no projeto, distribuídos por 54 municípios – todos localizados no entorno das cidades-sede da Copa. Além do trabalho nos roteiros, o projeto prepara 83 cooperativas, associações e redes da agricultura familiar para que seus produtos sejam inseridos em hotéis, bares, restaurantes e lojas de artesanato nas 12 capitais.

Os circuitos foram selecionados em 2011, por meio de uma chamada pública, e agora encontram-se em pleno processo de qualificação. A metodologia consiste na promoção de workshops em todos as regiões envolvidas, nos quais é elaborado um Plano de Ações para o aperfeiçoamento do roteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário