18 de jul. de 2013

Festas Julinas

As tradicionais festas juninas existem para comemorar, sobretudo, o dia de São João. Entretanto, até a Idade Média, as festas juninas eram pagãs, e comemoravam apenas o solstício de verão, que acontecia exatamente no dia 24 de junho. Foi muito depois que a igreja Católica conferiu à festa um caráter religioso, e adotou esta data como o dia de São João.

Portanto.. a origem e o significado das festas juninas são bastante imprecisos e longínquos... Mas se há algo certo sobre elas, é que acontecem em junho. Afinal, são juninas. Certo? Errado. No Brasil, as festas juninas tornaram-se tão coloridas e animadas, que já não importa que aconteçam em junho – ou em julho, com o nome de Festas Julinas!

As chamadas Festas Julinas brasileiras acontecem na mesma intensidade do que as juninas – a única diferença é que as igrejas preferem realizá-las em junho, só isso. E não pense que as festas de julho são menos animadas e coloridas do que as de junho, pois elas são exatamente iguais!

Há famosas Festas Julinas pelo Brasil. Inclusive, em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, essas comemorações estão presentes no calendário oficial de eventos junto com as tradicionais festas juninas. No Mato Grosso do Sul, por exemplo, uma das mais conhecidas é a da cidade de Nova Andradina.

Mas é no norte e no nordeste do País que as Festas Julinas movimentam e aquecem a economia todos os anos, atraindo milhares de turistas de todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário