O Turismo Rural é um segmento em forte expansão no Brasil.
Hoje em dia, existem aproximadamente 15 mil propriedades abertas a turistas – espalhadas por todas as cinco regiões do País.
O Brasil é realmente um país único em termos de complexidades e miscigenações culturais. E a vida nos aglomerados urbanos arrancou da alma humana todo este tesouro, impondo aos homens uma espécie de "euforia do progresso", que acabou dando origem a uma cultura marcadamente descartável e com uma identidade híbrida...
Entretanto, quanto mais mergulhamos nas profundas raízes regionais do Brasil, mais percebemos a riqueza continental de nossas manifestações culturais, religiosas e produtivas!
Eis o cenário psico-social que embasa o crescimento do Turismo Rural no mercado brasileiro:
O Brasil verdadeiro, ainda puro de nacionalidade, vem sendo cada vez mais procurado pelas pessoas. O homem moderno sente o chamado inconsciente da sabedoria do campo, da cultura essencial. No campo existe o tempo.
É o Brasil começando, de fato, a conhecer a si mesmo! A reconhecer sua própria essência – a conhecer, enfim, o mundo rural...
O Turismo Rural está presente em todas as regiões do País, e as propriedades trabalham com ótima infraestrutura e atrativos cada vez mais diversificados.
Pois bem, como falamos anteriormente, o Turismo Rural teve seu início na Região Sul do País, e logo se espalhou para São Paulo. Desde então, este segmento vem crescendo gradativamente em todas as regiões do Brasil, incentivado, é claro, pela "riqueza continental de nossas manifestações culturais, religiosas e produtivas".
De acordo com a Associação Brasileira de Turismo Rural, até o final dos anos 90 o segmento encontrava-se mais concentrado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com algumas iniciativas isoladas surgindo na região Nordeste, mais precisamente no estado da Bahia.
Entretanto, dados mais recentes demonstram um crescimento significativo da atividade em todo o país, com uma expansão constante para as regiões Norte e Nordeste.
A região Sudeste, por sua vez, ainda apresenta o maior número de propriedades envolvidas com o Turismo Rural, correspondendo aproximadamente à metade do total brasileiro – seguida da região Sul, com quase 20%, e do Centro-Oeste, com algo em torno de 10%. A seguir, apresentamos uma breve sinopse das características do turismo rural em cada região brasileira:
SUL
.
O que caracteriza o Turismo Rural na Região Sul são as atividades desenvolvidas nas colônias de imigração européia e a vivência da lida no campo, marcada pela figura do gaúcho.
Destaque para o enoturismo e o Tour da Experiência na Serra Gaúcha, e também para os roteiros rurais na região da Encosta da Serra Geral, em Santa Catarina.
SUDESTE
O Sudeste possui uma grande riqueza de atrativos rurais que encantam os turistas e fazem com que a região seja a mais desenvolvida no segmento.
Destaque para o agroturismo no Espírito Santo, a gastronomia em Minas, as lembranças do Império na Serra Carioca, e São Paulo com suas cavalgadas e fazendas históricas do Ciclo do Café.
CENTRO-OESTE.
Há muitas pousadas pantaneiras que desenvolvem a atividade da lida com o gado – as famosas comitivas. Também passeios ou hospedagem em chalanas, clima de fazenda, cavalgar, pescar e colher frutas no pomar.
No Distrito Federal, a atratividade é o pitoresco mosaico cultural que compõe o ambiente rural da região.
NORDESTE
Região rica em fazendas históricas e eventos regionais e folclóricos. Paisagem, tradição, arte, povo e gastronomia são tesouros culturais e atrativos qualificados do Turismo Rural nordestino.
Destaque para o estado da Bahia, pioneiro na região, e para o roteiro Civilização do Açúcar, que une os estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas.
NORTE
Na Região Norte do País existem os hotéis e as pousadas de selva.
O modo de vida das comunidades, a floresta, as praias de rio e uma culinária diferente do restante do país são destaques peculiares do Turismo Rural na região amazônica.
O modo de vida das comunidades, a floresta, as praias de rio e uma culinária diferente do restante do país são destaques peculiares do Turismo Rural na região amazônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário