17 de mai de 2013

A força da união de propósitos e ações
















Por Maurício Coni,
Presidente da Associação Baiana de Turismo Rural (ABATURR),
Biênio 2012/2014.



Há uma tendência de crescimento do Turismo Rural em todas as regiões do Brasil. Na Bahia, temos vivenciado esse crescimento de forma muito produtiva, através das proposições do Comitê de Turismo Rural da Bahia, que reúne as seguintes instituições: ABATURR – Associação Baiana de Turismo Rural, SETUR/BA, SEAGRI/BA, EBDA, SEBRAE, BNB, UNEB, INCRA, BAHIATURSA e alguns representantes municipais.

Nossas ações são planejadas com a participação de todas essas instituições. Agimos em conjunto. Nosso diálogo amadureceu muito com os anos de convivência. Acredito que os principais desafios do Turismo Rural foram definidos nas  Diretrizes para o Desenvolvimento do Turismo Rural no Brasil (MTur, 2004), o qual foi incorporado na Política Nacional de Turismo. Alguns, a saber:

  • Ordenar o segmento Turismo Rural;
  • Promover e estimular a eficiente informação/comunicação no setor;
  • Promover a articulação de ações institucionais e intersetoriais;
  • Promover e viabilizar incentivos para o desenvolvimento da atividade;
  • Incentivar e apoiar formas eficientes de produção, promoção e comercialização;
  • Promover e estimular a capacitação de recursos humanos;
  • Estimular o envolvimento de comunidades locais;
  • Promover, incentivar e estimular a criação e a adequação de infraestrutura para o setor.

Além desses, penso que temos o grande desafio de encontrar um modus operandi que respeite as diferenças regionais e trate de maneira singular as operações que fazem parte do conjunto de negócios do Turismo Rural.

Concordo com Ena Harvey, quando diz: "Há uma desarticulação entre os atores e entre as agências e instituições de turismo, em assuntos como financeiro, administração, certificação e definição de que tipo de turismo se está trabalhando. Vê-se a necessidade de articulação entre o setor privado e setor público".

É muito importante a geração e difusão do conhecimento. Por isso, nós acreditamos que a FeiraTur vem cumprindo a missão de buscar, articular e difundir conhecimento e oportunidades de negócios. A Bahia acredita na força da união de propósitos e de ações. E a FeiraTur representa esse espaço nacional da integração do Turismo Rural Brasileiro.



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