13 de abr. de 2013

Turismo Rural está na moda!


Enfrentar engarrafamentos para aproveitar alguns dias na praia não está mais nos planos dos turistas. Cada vez mais, ao tirar férias ou ao se preparar para um descanso, os viajantes estão optando pela paz e pela tranquilidade do campo.

Isto é o que os números vem indicando nos últimos anos. Dados divulgados pela Organização Mundial do Turismo revelam um crescimento estável de mais ou menos 6% ao ano no segmento rural – o que representa aproximadamente 3% dos turistas de todo o mundo direcionando suas viagens para destinos rurais.

No Brasil, recentes pesquisas apontaram um cresimento no Turismo Rural interno na base de 30% ao ano, sendo uma das atividades econômicas que mais se desenvolve no País. No ranking mundial, o Brasil ocupa a quarta posição no segmento, perdendo apenas para Espanha, Portugal e Argentina.



No campo, o turista não quer apenas ser um observador, mas também entender e protagonizar a rotina do homem rural.

Segundo o turismólogo Fausto Feltrin, "as pessoas cansaram de enfrentar estradas com intenso trânsito para irem às praias, e acabam procurando locais mais tranquilos para conhecerem atividades com as quais não estão habituadas", e completa: "O turismo rural é um mercado que está na moda".


Prova disso foi o enredo de 2013 da campeã do carnaval carioca, a Unidos de Vila Isabel, que levou para a luxuosa Sapucaí toda a beleza da simplicidade do homem rural brasileiro. Com enredo A Vila Canta o Brasil Celeiro do Mundo - Água no feijão que chegou mais um..., a escola fez uma grande homenagem ao homem do campo e o seu amor pela terra.

Para o compositor Martinho da Vila, puxador oficial da escola e um dos autores do samba vencedor, o significado do enredo foi ainda mais profundo: “ O tema tem tudo a ver comigo. Nós falamos da vida do campo, do trabalho do agricultor. E o meu pai era fazendeiro. Minha origem é a zona rural do Rio”.


Confira o maravilhoso samba-enredo da campeã Vila Isabel e inspire-se com o Turismo Rural brasileiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário