9 de set. de 2013

Livro sobre bordado na FeiraTur

Mulheres de outrora, bordados de agora é uma belíssima obra produzida a muitas mãos que se entregaram à fascinante aventura de homenagear a memória de quinze admiráveis brasileiras dos séculos 19 e 20.


Quatorze mulheres e um homem, dos grupos de bordado Ciranda Bordadeira, de São Paulo-SP, Roda de Bordado e Respigar, de Florianópolis-SC, apresentam, por meio da arte e das técnicas do bordado, a emblemática trajetória de mulheres que se destacaram nas artes, nas ciências, na cultura.

Acima de tudo, elas se tornaram inesquecíveis por se reconhecerem no desejo de exercer, até o limite, a própria condição humana. Quebraram tradições, criticaram injustiças, propuseram mudanças, transformaram a realidade. Deixaram marcas pelo seu caráter excepcional, corajoso, visionário, por terem tantas vezes observado o modo de se tecerem as horas, até que se tornassem referência para as atuais e futuras gerações.

O livro tem a organização de Olinda Evangelista, de Florianópolis, e Jaci Ferreira, de São Paulo. Para Evangelista, que escolheu a compositora e cantora Dolores Duran como sua homenageada, "a obra é interessante porque junta passado e presente e condensa inúmeras histórias: as das
mulheres bordadas, a das bordadeiras e do bordador, e a história que os leitores poderão construir ao lê-lo".

Por sua vez, ao bordar a grande amada do cangaceiro Lampião, Ferreira destaca que, como bordadeira, “senti que cada ponto em minha Maria Bonita estabelecia uma cumplicidade e uma rica interlocução com os demais participantes, numa trama que se amplia, no momento em que o livro vem a público”.


A obra será lançada na FeiraTur 2013 e posteriormente distribuída em escolas públicas, possibilitando que alunos e professores tomem contato tanto com a história das mulheres bordadas quanto com a arte do bordado em sua dimensão contemporânea.



Nenhum comentário:

Postar um comentário