9 de ago. de 2013

Turismo Verde e Agricultura Familiar

A consciência sustentável – que inclui a manipulação inteligente da biosfera e a condução ética das relações comerciais – é um imperativo cada vez mais categórico para a economia mundial.


Por conta disso surgiu o conceito de Economia Verde – uma alternativa de desenvolvimento sustentável, voltado para a inclusão social e para a preservação do meio ambiente. No setor turístico, este tema veio à tona a partir da década de 80, na mesma época da popularização do chamado Turismo de Natureza.



Turismo Verde  mercado local, comércio justo, produção sustentável e respeito pelo meio ambiente. 



Quando a consciência verde chegou ao Turismo Rural, encontrou seu caminho natural na Agricultura Familiar.












O Turismo Rural é indissociável da Agricultura Familiar, pois ele só pode acontecer neste tipo de propriedade, onde os agricultores estão dispostos a compartilhar seu modo de vida, oferecendo produtos autênticos, naturais e com identidade.


A associação entre essas duas atividades é uma maneira eficaz de incrementar a atividade agrícola com a venda de produtos diretamente aos turistas, gerando o aquecimento de toda a economia local.

Do ponto de vista ambiental, o Turismo Rural na Agricultura Familiar não pode existir sem a sustentabilidade, uma vez que as formas de manejo dos recursos naturais são os próprios atrativos turísticos no ambiente rural.



Nenhum comentário:

Postar um comentário